Parceria com a eureciclo:
A eureciclo comprova o processo de logística reversa das embalagens através do rastreamento dos dados da cadeia de reciclagem. A partir disso, são fornecidos os certificados que comprovam que a empresa cumpriu com a meta de que no mínimo 30% do nosso material posto no mercado seja reciclado ou tenha seja destinado de maneira adequado à cadeias de reciclagem.
O futuro começa hoje.
O compromisso com o meio ambiente e com o legado que deixaremos está enraizado em nossos valores.
É pensando nisso que o Grupo Coradini possui uma cadeia de produção sustentável desde o campo até o momento em que o arroz é empacotado.
Com painéis solares instalados em nossas fazendas e em nossa planta industrial, conseguimos gerar energia de forma renovável e responsável, conduta que não apenas reduz a pegada de carbono da empresa, como também garante maior independência energética, permitindo uma operação mais resiliente e autossuficiente.
Além disso, o complexo da indústria reaproveita a casca de arroz, através da sua queima, utilizando-a para geração de energia e assim evitando que resíduos sejam desperdiçados. Essa abordagem não só reduz o impacto ambiental, eliminando a emissão de metano das cascas de arroz descartadas, mas gera também economia significativa nos custos de energia.
Mas não paramos por aí.
Através de nossa participação na cadeia de Logística Reversa, garantimos que parte das embalagens dos nossos produtos tenham a reciclagem como destino garantido, apoiando também o desenvolvimento de catadores e cooperativas de reciclagem nos mais diversos estados brasileiros.
O que é Logística Reversa?
A logística reversa é o conjunto de ações e procedimentos para recolher e dar destino pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, a fim de reaproveitar ou encaminhar de forma correta os resíduos sólidos e descartes de embalagens. Entender o que é logística reversa e atuar para que ela seja possível é uma responsabilidade compartilhada entre os cidadãos, o setor privado e os órgãos públicos.
Para o setor privado, a responsabilidade é fazer uma gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos. Isso é possível através de ações de:
-
Reincorporação na cadeia de produção (reciclagem ou reuso);
-
Inovações que proporcionem benefícios socioambientais (produtos mais sustentáveis ou descarte consciente);
-
Uso racional de materiais (prevenção de desperdícios e poluição).
Uso de energia renovável.
Incentivo à reciclagem.
Redução do impacto ambiental.
Alimentando esperança.
O Banco de Alimentos é uma organização que atua na assistência a pessoas em situação de insegurança alimentar e no combate ao desperdício de comida. Além disso, buscam também sensibilizar a sociedade sobre a realidade da fome.
O Engenho Coradini participa dessa ação fornecendo periodicamente alimentos ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, garantindo que as comunidades carentes tenham acesso a alimento nutritivo e saudável, reiterando seu compromisso com a solidariedade.
Saiba mais sobre as ações do Banco de Alimentos clicando no botão abaixo:
Incentivando a cultura.
A Feira do Livro de Dom Pedrito é realizada pela Prefeitura Municipal e conta com o patrocínio oficial do Engenho Coradini desde sua primeira edição.
É um dos eventos culturais mais importantes da cidade e tem como principal objetivo mobilizar a comunidade para a importância da leitura e a difusão do conhecimento. Além da venda e exposição de livros, a feira conta com palestras, leitura de contos e histórias, apresentações artísticas e a presença de escritores.