Untitled Document
  Clique para voltar a Página Inicial  
 
Usuário: Senha:
  Dom Pedrito, domingo, 20 de agosto de 2017 ->
Site em Português English Site Sitio en Español
 
 O arroz e a Saúde
O ARROZ  concentra importantes propriedades funcionais e nutricionais necessárias ao organismo,além de prevenir doenças cardiovasculares e não possuir gordura trans".

É muito importante que a nossa alimentação seja variada, porque não existe um alimento que contenha todos os nutrientes essenciais ao nosso organismo. Assim, cada alimento contribui de forma especial para a nossa nutrição e cada nutriente tem funções específicas no nosso corpo. Para gozar de uma boa saúde, o nosso organismo necessita de todos eles em quantidades adequadas.

O Arroz,situado na base da pirâmide alimentar, trata-se de um cereal muito nutritivo que se digere com facilidade e cujo componente principal é o amido. Rico nas vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina), contém também minerais como fósforo (indicado para os ossos e o cérebro), ferro (antianêmico), potássio, magnésio (favorece a atividade muscular) e cálcio e, além disso, dispõe dos oito aminoácidos essenciais para o corpo humano.

No arroz também se encontram 7% de proteínas, valor superior ao de outros cereais, uma baixa percentagem de sódio e gorduras (0,2%) e poucas calorias. Com efeito, dado que menos de 1% das calorias são provenientes de gordura e que não contém colesterol, o arroz é um excelente alimento para ser incluído em qualquer tipo de dieta.
As pessoas que apresentam  problemas de colesterol ou  intolerância ao glúten encontram no arroz um excelente alimento para incluir nas suas dietas. Pelas suas propriedades, é especialmente indicado em casos de hipertensão (os seus altos níveis de potássio juntamente com o seu baixo teor em sódio ajudam a regular a pressão arterial), doenças renais e dietas de emagrecimento. Melhora, igualmente, os problemas gastrointestinais, tanto em grão como em água de arroz, porque acalma o estômago. Também contribui para a eliminação de líquidos.
É especialmente indicado para as pessoas que desenvolvem esforços físicos no trabalho ou para os desportistas. Além disso, as cataplasmas feitas com farinha de arroz aliviam as inflamações cutâneas como a acne, o sarampo ou problemas de queimaduras.

 
 
A fibra, fundamental


Outro dos componentes do arroz é a fibra. O farelo, cobertura exterior do arroz integral, contém 42% de fibra insolúvel, composta principalmente por celulose, hemicelulose e lignina. Além disso, o farelo contém o aminoácido essencial denominado lisina, bem como gorduras polinsaturadas, na sua maior parte, do tipo ácido linoleico.


A fibra dá maior consistência aos alimentos, pelo que a mastigação se prolonga e aumenta a sensação de saciedade.Incluída na dieta diária, contribui para ajudar o sistema digestivo, melhorando a qualidade da flora intestinal e reduzindo o risco de desordens intestinais, de cancro do cólon e da mama ou outras doenças.
Pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação saudável.



Alimentos na base da pirâmide são as fontes primárias, ou seja, devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados.
É bom lembrar que todos os
alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é  a quantidade a ser ingerida..
 
 
 
 
 
O arroz constitui, já há séculos, o alimento básico em muitos países do mundo. A razão reside no fato de se tratar de um cereal com excelentes propriedades nutritivas e uma importante presença de hidratos de carbono, essenciais para fornecer energia.