Clique para voltar a Página Inicial  
 
Usuário: Senha:
  Dom Pedrito, quarta-feira, 28 de junho de 2017 ->
Site em Português English Site Sitio en Español
 
O grão de arroz

Botânicamente, o grão de arroz é um fruto, denominado cariopse, constituido de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas do complexo B e os sais minerais(fósforo, potássio e cálcio) estão concentrados na película e no germe. O endosperma contem basicamente o amido.
Para se tornar comestível, o arroz precisa ser beneficiado. Beneficiamento do arroz, é a transformação do produto que vem da lavoura até o "grão" usado para o consumo.
O consumo deste cereal se dá por meio de três formas principais: arroz polido, arroz parboilizado, arroz parboilizado integral e arroz integral cada qual com propriedades nutricionais e culinárias distintas.
 A variedade do grão não é a razão da diferença no valor nutritivo observada entre o arroz integral, parboilizado ou polido já que podemos obter estas três qualidades a partir do mesmo grão. A diferença entre os valores nutritivos está relacionada ao processo a que o grão é submetido durante o beneficiamento.
A preferência por uma das formas de arroz é uma questão pessoal e está relacionada com a tradição de consumo.
O arroz polido

É o arroz branquinho, conhecido em todo o país e uma das paixões dos brasileiros.

No processamento do arroz polido, que é o tipo mais consumido no Brasil ,popularmente conhecido como arroz branco,são retiradas a casca, a película e o germe, restando apenas o endosperma.
 
É um alimento essencialmente energético, apresentando redução na concentração da maioria dos nutrientes, pois perde a maior parte delas ao ser polido.

O arroz branco e soltinho, servido como acompanhamento, tem a sua qualidade reconhecida na culinária do mundo todo.
 
 

Arroz parboilizado

Arroz parboilizado é o arroz que passou por processo de parboilização, tratamento hidrotérmico no qual o arroz, ainda com casca, é imerso em água  a uma temperatura acima de 58ºC, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido e secagem.

O que isso significa? Significa que o arroz, durante o processo de parboilização, passa por pré-cozimento, em que os nutrientes as vitaminas e minerais (solúveis em água) são distribuídos por todo o grão.

O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo e nenhum composto químico é adicionado ao processo.
 
Desse processo resulta um grão mais firme e solto com mais nutrientes do que o arroz polido. É também mais fácil de preparar e fica soltinho. O arroz Granjeiro Parboilizado fica branco também
 



Arroz  parboilizado integral
Arroz integral parboilizado é aquele que passa pelo processo de parboilização e não recebe polimento, ficando com a fina película mais escura  que o recobre, conservando o germe e a parte externa do grão e assim, mantendo todos os nutrientes.
 
Excelente fonte de fibras,proteínas, minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo
 

Arroz Integral
O arroz integral é o menos consumido pela população brasileira devido seu alto preço relativo,
pequena vida de prateleira e sabor diferenciado.

É
um dos mais importantes alimentos da medicina natural. Tem ação depurativa dada a presença de albuminas desintoxicantes.

Seu uso constante na alimentação torna o organismo mais purificado e saudável. É útil para as carências vitamínicas do complexo B, dada a sua grande quantidade de vitamina B1, B2, B6.
 
O processo de obtenção deste produto é o mais simples e consiste apenas na retirada da casca.